IPO: entenda o que é e as vantagens
Existem centenas de empresas que negociam na bolsa de valores brasileira, a B3. Essas empresas variam entre empresas gigantes, como a Petrobras, até as menores.
Entretanto, existe algo que as une: cada uma dessas empresas passou a operar com ofertas públicas iniciais (IPOs), passando de empresas privadas para públicas, atraindo investidores e levantando capital.
O que é um IPO?
Uma Initial Public Offering (IPO) é a primeira vez que uma empresa emite ações ou abre cotas para fundos de investimento ao público. Em outras palavras, é quando ocorre a abertura de capital da empresa ou quando uma empresa que até então era privada passa a ser de capital aberto.
Antes do IPO, uma empresa tem poucos investidores. Isso inclui os fundadores, investidores anjos e investidores de risco. Mas, durante um IPO, a empresa abre suas ações à venda ao público. Como investidor, você pode comprar ações diretamente da empresa e se tornar um acionista.
Por que uma empresa abre o capital?
Mas, afinal, por que as empresas fazem esse movimento de abertura de capital? Há algumas boas razões para isso.
Para levantar capital visando o crescimento e expansão
Uma empresa que em sua constituição jurídica é limitada (LTDA) pode sofrer o impacto de não conseguir investidores externos. Logo, sua mudança para Sociedade Anônima (S/A) abre uma nova possibilidade de financiar seu crescimento e expansão. Toda empresa precisa de dinheiro para aumentar suas operações, criar novos produtos ou pagar dívidas existentes. Abrir o capital é uma ótima maneira de obter esse recurso tão necessário.
Permitir que proprietários e investidores iniciais vendam sua participação para ganhar dinheiro
Também é visto como uma estratégia de saída para investidores iniciais e capitalistas de risco. Uma empresa torna-se líquida com a venda de ações em um IPO. Os capitalistas de risco vendem suas ações da empresa neste momento para colher retornos e sair da empresa.
Maior conscientização pública
Os IPOs são “marcados com estrelas” no calendário do mercado de ações. Há muito buzz e publicidade em torno desses eventos. Essa é uma ótima forma de uma empresa divulgar seus produtos e serviços para um novo conjunto de clientes no mercado.
Como um IPO é emitido?
Durante uma oferta pública inicial (IPO), uma empresa emite suas ações para acionistas públicos pela primeira vez. Como falado anteriormente, entendemos por que uma empresa privada decide lançar um IPO e como os investidores podem se beneficiar investindo neles.
As próximas perguntas que vêm à mente são: “Como um IPO é emitido?”
Qual é o passo a passo de um IPO?
Uma empresa privada deve tomar várias medidas para abrir o capital.
- Selecionando um banco de investimento
A primeira etapa é selecionar um banco de investimento como subscritor. Aqui, o papel de um banco de investimento é ajudar a empresa a estabelecer vários detalhes, como:
Quanto dinheiro a empresa espera arrecadar;
A oferta de ações;
O valor das ações.
Para um grande IPO, pode haver vários bancos de investimento envolvidos. Resumindo, os bancos atuam como facilitadores no processo de IPO.
- Aprovação da CVM
O projeto é apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Se a CVM aprovar, começa o processo de oferta pública inicial (IPO). Além disso, também fornece uma data e hora para o IPO. Mas, caso a CVM não fique satisfeita, ela pede que sejam feitas alterações antes que o prospecto possa ser compartilhado com investidores públicos.
- Aprovação da bolsa de valores
Listagem é o processo em que os títulos podem ser negociados em uma bolsa de valores reconhecida. Mas para que isso aconteça, a empresa precisa ser aprovada pela bolsa. Por exemplo, a B3 tem um departamento de listagem cujo objetivo é conceder aprovação para títulos de empresas.
- Subscrição de ações
Depois de cumpridas todas as formalidades, a empresa coloca as ações à disposição dos investidores. Isso é feito nas datas especificadas no prospecto. Os investidores que desejam solicitar ações devem preencher e enviar o formulário de solicitação de IPO.
- Listagem
As ações são distribuídas a diferentes investidores com base na demanda e no preço cotado em seus formulários de solicitação de IPO. Feito isso, os investidores obtêm as ações creditadas em sua conta demat.
Em caso de subscrição excessiva (se a demanda por ações for superior ao número de ações em circulação pela empresa), os investidores podem não obter a quantidade de ações que originalmente desejavam. Alguns investidores podem nem mesmo obter ações. Nesses casos, esses investidores recebem um reembolso de seu investimento.
Como você pode se beneficiar de um IPO?
Vantagem do pioneiro
Isso é especialmente verdadeiro quando empresas de renome anunciam um IPO. Você tem a chance de começar a investir na empresa a um preço muito mais baixo. Isso ocorre porque, uma vez que as ações da empresa chegam ao mercado secundário, o preço das ações pode subir drasticamente.
Retornos elevados
Se a empresa tem potencial para crescer, comprar ações em um IPO pode ser benéfico para você. Os sólidos fundamentos da empresa significam que ela tem uma boa chance de crescer ainda mais. Isso também pode ser vantajoso. Você tem uma chance de obter bons retornos a longo prazo.
Ganhos de listagem
Quando uma empresa é listada no mercado de ações, ela pode ser negociada a um preço maior ou menor do que o preço de colocação. Quando o preço de abertura é superior ao preço de colocação, é conhecido como ganhos de listagem.
Geralmente, os investidores esperam que um IPO tenha um bom desempenho na listagem devido a fatores como demanda do mercado e viés positivo. No entanto, isso nem sempre acontece. É possível que o preço de uma ação também caia no final do primeiro dia de negociação.
Na realidade, os ganhos de listagem podem não resultar em bons retornos para o investidor a longo prazo. Portanto, se você for um trader interessado em retornos rápidos, pode ser adequado. Mas, para investidores de longo prazo, é importante identificar uma empresa que possa oferecer altos retornos em cinco ou até dez anos.
Uma oferta pública inicial são grandes eventos no mercado de ações. Ao investir em um IPO com bons resultados, você tem uma chance de obter bons retornos no longo prazo.
Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!