Entenda O Que é Due Diligence E Sua Análise

Entenda o que é Due Diligence e sua análise

Em um cenário de crise econômica, muitas empresas têm se movimentado e realizado fusões ou aquisições que as permitam permanecer competitivas no mercado.

Contudo, em um processo tão complexo como adquirir uma nova empresa, é necessário tomar alguns cuidados antes de confirmar a operação e entender profundamente a real situação do negócio que está sendo comprado. Isso evita surpresas e decepções ao finalizar um acordo.

Mas como fazer isso? Quais áreas olhar para não ser surpreendido?

Aqui entra o processo de Due Dilligence.

Confira nosso artigo e entenda melhor o que é due dilligence e como aplicá-lo.

O que é Due Diligence

Due Dilligence é uma investigação, auditoria ou revisão realizada para confirmar fatos ou detalhes de um assunto em consideração. No mundo financeiro, o Due Dilligence requer um exame dos registros financeiros antes de entrar em uma transação proposta com outra parte.

Quando você está no processo de compra de uma empresa e está no estágio em que ocorre o Due Dilligence, muito provavelmente terá que assinar um contrato de confidencialidade com o vendedor e garantir-lhe que não entrará em contato com ninguém para informações adicionais sobre a empresa sem sua aprovação prévia.

A última coisa que um vendedor deseja é interromper ou ameaçar relacionamentos importantes com funcionários ou fornecedores anunciando prematuramente a venda do negócio.

Análise do processo de Due Diligence

Ao começar a avaliar empresas à venda, verifique os valores e examine o status dos seguintes itens:

Estoque

O estoque refere-se a todos os produtos e materiais disponíveis para revenda ou uso por um cliente. Você ou um representante qualificado deve estar presente em qualquer procedimento de avaliação de estoque e determinar o que está em mãos no momento, há quanto tempo e o que estava em mãos no final do último exercício fiscal e no anterior.

Em que condição está o estoque? É vendável? Você está interessado em vendê-lo? Sua avaliação geralmente está sujeita à negociação.

Móveis, utensílios, equipamentos e instalações

Obtenha uma lista do vendedor que inclua o nome e o número do modelo de cada peça do equipamento. Em seguida, determine sua condição atual, valor de mercado quando adquirido, valor de mercado presente e se o equipamento foi comprado ou alugado.

Descubra quanto o vendedor investiu em melhorias e manutenção para manter as instalações em boas condições. Determine quais modificações você terá que fazer no espaço para atender às suas necessidades

Cópias de todos os contratos e documentos legais

Isso inclui aluguéis, acordos de compra, acordos de distribuição, acordos de subcontratados, contratos de vendas, contratos sindicais, acordos de funcionários comerciais e quaisquer outros documentos legais relativos ao negócio, como artigos de incorporação, marcas registradas, direitos autorais e patentes.

Se a empresa que você está considerando possui uma propriedade intelectual valiosa, como um nome comercial, patente ou segredo comercial, consulte um advogado especializado em propriedade intelectual.

Declaração de imposto

Muitos proprietários de empresas fazem uso do negócio para necessidades pessoais. Eles podem comprar produtos que usam pessoalmente e cobrá-los do negócio ou tirar férias através da empresa, ir à feira com seus cônjuges com o dinheiro do negócio e assim por diante. Você e seu contador podem ter que ler nas entrelinhas para determinar o patrimônio líquido real da empresa.

Demonstrativo financeiro

Avalie as demonstrações financeiras dos últimos cinco anos para determinar o poder aquisitivo do negócio. Examine as vendas e os índices operacionais com um contador familiarizado com esse tipo de negócio.

Registros de vendas

Embora as vendas sejam registradas nas demonstrações financeiras, observe cuidadosamente os registros de vendas mensais, pelo menos, nos últimos 36 meses. Divida as vendas por linhas de produtos, se vários produtos estiverem envolvidos, bem como por vendas à vista e a crédito.

Isso fornece a você alguma compreensão dos ciclos pelos quais o negócio pode passar, e você pode comparar as normas da indústria de padrões sazonais com o que você vê no negócio.

Além disso, obtenha os números de vendas das 10 maiores contas nos últimos 12 meses. Se o vendedor não quiser liberar suas maiores contas pelo nome, é aceitável que o vendedor as codifique. Você está interessado no padrão de vendas.

Lista completa de passivos

Consulte um advogado independente e um contador para examinar a lista de passivos e determinar os custos potenciais e ramificações legais. Podem ser itens como processos judiciais, o uso de ativos, como bens de capital ou contas a receber, como garantia de empréstimos de curto prazo.

Seu contador também deve estar atento a passivos não registrados, como reivindicações de benefícios de funcionários e acordos extrajudiciais.

Todas as contas a receber

Divida-as em 30, 60, 90 dias e mais de 90 dias. Verificar o tempo das contas a receber é importante porque quanto mais tempo elas estão pendentes, menor é o valor da conta.

Você também deve fazer uma lista das 10 contas principais e verificar sua capacidade de crédito. Se a clientela tiver crédito e a maioria das contas estiver em aberto por mais de 60 dias, uma política de cobrança de crédito mais rígida pode acelerar a cobrança de contas a receber.

Todas as contas a pagar

Assim como as contas a receber, as contas a pagar devem ser divididas em 30, 60, 90 dias e mais de 90 dias para determinar o quão bem o caixa flui pela empresa. Para contas a pagar com mais de 90 dias, verifique se algum credor colocou ônus sobre os ativos da empresa.

Declaração de dívida

Isso inclui todas as notas pendentes, empréstimos e qualquer outra dívida com a qual a empresa tenha concordado. Há algum investimento de negócios que pode ter ocorrido fora da área normal? Algum empréstimo feito a clientes?

Devoluções de mercadoria

O negócio tem uma alta taxa de retorno? Aumentou no ano passado? Em caso afirmativo, você pode isolar os motivos das devoluções e conseguir corrigir o(s) problema(s)?

Padrões do cliente

Se esta empresa pode rastrear clientes, defina os clientes atuais: Quantos são compradores pela primeira vez? Perdeu algum cliente no ano passado? Quando são as épocas de pico de compras? Quando a demanda do consumidor diminui? Que tipo de mercadoria é a mais popular? A que preço?

Estratégias de marketing

Como a empresa atrai clientes? Descontos são oferecidos? Que campanhas de relações públicas são realizadas? Existe publicidade agressiva?

Avalie o tipo de imagem que está sendo projetada. Se coloque na posição de um cliente da empresa para ter uma ideia de como a empresa é vista pelo mercado.

Custos de publicidade

Analise os custos para ver se eles entraram como orçado e examine os resultados da publicidade. As vendas aumentaram? Houve aumento do conhecimento da marca? Se não, descubra o porquê.

Preços

Avalie as listas de preços atuais e programações de descontos de todos os produtos, a data dos últimos aumentos de preços e a porcentagem desse aumento. Determine quando é provável que você consiga aumentar os preços novamente. Compare o que você vê neste negócio com os padrões da indústria.

História da indústria e do mercado

Analise a indústria, bem como os segmentos de mercado específicos aos quais o negócio se destina, para avaliar o potencial de lucro do negócio. Determine se as vendas na indústria, bem como as do mercado empresarial, estão crescendo, diminuindo ou permanecendo estagnadas.

Localização e área de mercado

Realize uma análise completa da localização da empresa, levando em consideração os dados demográficos das áreas comerciais vizinhas, a perspectiva econômica geral e a concorrência nas proximidades da empresa. Veja se há alguma dificuldade em receber produtos de fornecedores ou entregar produtos aos mercados.

A reputação da empresa

Como o negócio é percebido tanto pelos clientes quanto pelos fornecedores? A imagem é extremamente importante e pode ser um ativo ou um passivo. Entreviste clientes, fornecedores, banco e proprietários de outras empresas da área para obter informações sobre a reputação do negócio.

Vínculo vendedor-cliente

Há algum cliente relacionado ou conectado de maneira especial ao atual proprietário? Há quanto tempo essa conta está na empresa? Que porcentagem dos negócios da empresa é contabilizada por esse cliente ou conjunto de clientes em particular? Este cliente continuará comprando da empresa se o proprietário mudar?

Salários

Certifique-se de que os salários sejam realistas e consistentes com os padrões da indústria e do mercado.

Lista dos funcionários atuais e organograma

Saiba quem é quem no negócio, quem se reporta a quem e quem está ganhando o que há quanto tempo. O pessoal-chave é um ativo especialmente valioso. Compreenda as práticas de gestão da empresa.

Examinar quaisquer contratos de empregados gerenciais que existam além de um acordo sindical, bem como detalhes de planos de benefícios a empregados; participação de lucros; seguros de saúde, vida e acidentes; políticas de férias; políticas de pessoal; e quaisquer ações judiciais relacionadas a funcionários contra a empresa.

Seguro

Descubra que tipo de cobertura de seguro a empresa possui, quem é o segurador e o representante local da empresa e quanto custam os prêmios. Algumas empresas têm seguro com cobertura insuficiente e operam em situações potencialmente desastrosas em caso de incêndio ou outra catástrofe.

Certifique-se de que o negócio está devidamente protegido.

Contrate um especialista

Como visto acima, aplicar o Due Dilligence pode ser extremamente trabalhoso e envolve diversas áreas, cada qual com suas particularidades. Além disso, a lista acima foi apenas uma amostra, ainda que generosa, do que você deve observar. Cada negócio varia em sua análise e sempre há algo a mais para ser analisado.

Portanto, ter um especialista para realizar o serviço, além de salvar muito tempo, é essencial para que nada passe em branco e por um detalhe o negócio não seja o melhor.

Aqui na Baker Tilly  contamos com consultores especialistas em Due Dilligence, com amplo conhecimento de mercado e vasta experiência.

Se você busca o melhor acordo para o seu negócio, entre em contato conosco hoje mesmo.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

×Close search
Buscar