Conheça o laudo de avaliação patrimonial e sua importância para a organização
O laudo de avaliação patrimonial deve ser feito por uma empresa para estabelecer o seu valor real de patrimônio, permitindo assim também estabelecer outros critérios, como:
- Conhecer o valor das ações;
- Saber a equivalência patrimonial nas demonstrações contábeis;
- Conceder uma real constituição de garantias bancárias;
- Implantar um valor concreto para franquias;
- Garantir processos de financiamentos;
- Demonstrar valores reais em processos de fusão, aquisição e cisão; etc.
- No laudo de avaliação patrimonial é que devem ser estabelecidos os valores dos ativos da empresa, fornecendo informações úteis para a correta análise de tendências de custos, seja para reposição de investimentos, seja para atualizar valores de depreciação, compondo a compensação patrimonial necessária para apresentar a realidade empresarial no momento.
A partir de parâmetros técnicos, seguindo normas estabelecidas pelos órgãos oficiais, como a ABNT, pode-se determinar, no laudo de avaliação patrimonial, o valor real de qualquer bem da empresa, de sua renda e dos custos que impõe, sabendo se estão compatíveis com o mercado, que apresenta a tendência normal para os bens tangíveis e intangíveis.
O laudo de avaliação patrimonial é quem vai fornecer os dados para a preparação de um balanço patrimonial com os dados corretos, devendo ser elaborada através de uma metodologia normatizada, com laudos de avaliação realizados com tecnologia voltada para a análise dos bens, estabelecendo a situação econômico-financeira completa da empresa.
Quais as avaliações que uma empresa precisa fazer
Para contratar um serviço de laudo de avaliação patrimonial, os gestores da empresa devem levar em consideração uma prestadora de serviços dessa área que possa fazer todos os tipos de avaliação necessários, apresentados a seguir:
- Avaliação de bens tangíveis, que incluem os imóveis, os móveis e utensílios, as máquinas e equipamentos, as obras civis em geral, as instalações industriais, as máquinas e ferramentais semoventes, as joias e pedras preciosas, os veículos e as propriedades existentes.
- Avaliação de bens intangíveis, como marcas e patentes, valores de reposição, avaliações de valores de mercado em uso, os softwares, as licenças de direito de uso, os riscos operacionais, os valores para seguros, as empresas participantes, os alugueis e arrendamentos, as obras de arte.
Todo o procedimento do laudo de avaliação patrimonial deve buscar o verdadeiro valor de um bem, tratando o assunto de forma clara e objetiva, visando definir à empresa também os rumos que deve seguir, tomando as decisões corretas relacionadas a cada bem.
A avaliação de um bem patrimonial deve, portanto, ser realizada por uma empresa que possa dar a correta consultoria para a implantação de uma Gestão Patrimonial que garanta a contabilidade e as demonstrações contábeis da empresa, fazendo o inventário físico, emplacamento dos bens de conteúdo, utilizando etiquetas com código de barra ou chip, fornecendo ainda o descritivo técnico de cada item do patrimônio e fazendo a conciliação física e contábil de todos os bens.
O conceito de um trabalho de laudo de avaliação patrimonial deve tomar como base as determinações das novas regras internacionais de contabilidade, que estão sendo adotadas no Brasil, fazendo os devidos ajustes para estabelecer valores de reposição, depreciação e de mercado de todos os bens móveis e imóveis que fazem parte do patrimônio empresarial, determinando o valor global do Ativo Imobilizado.
O laudo de avaliação patrimonial deve se adequar às aplicações exigidas pelas seguradoras, instituições financeiras e fiscalização, corrigindo os valores dos elementos que compõem o Ativo, criando assim a situação da empresa quando em sua comparação com o Passivo, dirimindo quaisquer dúvidas ou controvérsias que possam surgir na análise da situação econômico-financeira da empresa e atuando dentro do conceito de Ajuste a Valor Presente.
O conceito de Ajuste a Valor Presente faz do laudo de avaliação patrimonial um elemento importante para a demonstração dos valores contábeis, adotando um critério normatizado, que deve utilizar um mesmo padrão e podendo atender questões básicas e essenciais em situações como:
A adoção do Ajuste a Valor Presente, que é aplicável tanto a fluxos de caixa contratados, como a fluxos de caixa estimados ou esperados.
O conceito de Ajuste a Valor Presente deve ser aplicado ao registro inicial de ativos e passivos, atuando na sua base de avaliação e mantendo os valores atuais de mercado.
Ao buscar uma empresa que faça o laudo de avaliação patrimonial de sua empresa, pesquise, verifique, analise e escolha quem possa melhor fazer essa avaliação. Do conhecimento do valor real de sua empresa vai depender todo o seu futuro e seu desenvolvimento.
Fonte: oHub