CEO Ted Verkade visita clientes e escritório de Porto Alegre
Esta semana, o escritório de Porto Alegre da Baker Tilly no Brasil recebeu o CEO da Baker Tilly International, Ted Verkade, que esteve pela primeira vez na capital gaúcha. O objetivo da visita do executivo – cuja carreira teve início como trainee na Holanda e chegou ao posto mais alto da empresa, foi estreitar ainda mais os laços entre os escritórios, visitar clientes e conversar com seus colaboradores com foco em relacionamento.

Ted Verkade visita clientes
A história do executivo praticamente confunde-se com a da empresa, que preza pela excelência e credibilidade em serviços que excedam às expectativas dos clientes. “Busco construir relacionamentos e entender quais são os seus desafios, quais as oportunidades e como alcançá-las, além de poder ajudá-las a ter mais sucesso. É a minha primeira vez em Porto Alegre, e é ótimo estar aqui. Todo escritório é diferente, todo mercado é um pouco diferente, então eu aprendo toda vez que faço isso. Estou aqui há apenas um dia e já aprendi muito”, disse.
Sobre as perspectivas de negócios no Brasil, Ted ressalta que a economia brasileira tem muitos desafios. “O que se observa de fora sobre o atual governo é que há mais confiança para os investidores. Existem fatores muito importantes para o desenvolvimento da economia e, além das privatizações, há investimento estrangeiro chegando no país para tornar isso ainda mais possível”, ressaltou o CEO.
Durante a visita, Verkade fez questão de destacar que a Baker Tilly coloca o cliente sempre em primeiro lugar. “Atendemos às suas demandas aumentando as capacidades de nossos serviços para que haja um propósito de fornecer tudo o que os nossos clientes precisam. Somos um negócio regulamentado, e os regulamentos são cada vez mais restritos com cada vez mais regras éticas. As necessidades e responsabilidades são cada vez maiores e todos devem contribuir. Temos o papel de auditores, assinando as demonstrações contábeis, e temos responsabilidade – o chamado ‘guardião do sistema financeiro’, e devemos sempre que possível melhorar a integridade do sistema de defesa”, continuou ele.
Na visão do executivo, a empresa e os profissionais da rede brasileira da Baker Tilly são extremamente preparados. “O Brasil é a nona maior economia do mundo e existe um grande potencial econômico. Nosso objetivo é crescer, tornar-se mais forte, ter mais presença nas cidades em que estamos trabalhando e expandindo capacidades. A marca Baker Tilly tem uma reputação muito boa no Brasil, padrões éticos altos, e isto é algo sobre o qual não fazemos concessões, porque o nosso sucesso está interpretado em nossos padrões éticos e de qualidade”, definiu.
Representando uma das maiores empresas de contabilidade do mundo, Ted Verkade ainda explicou que o relacionamento com as pessoas é o mais importante dentro da empresa, além da tecnologia. “A ferramenta mais importante que temos é a nossa própria metodologia global. Existe uma plataforma de TI com abordagem de qualidade onde desenvolvemos essa metodologia. A ferramenta nos ajuda a criar consistência, para que a qualidade do nosso trabalho seja semelhante em todos os países ajudando nossos escritórios em todo o mundo a atenderem seus requisitos junto de seus reguladores. Também temos várias outras plataformas de comunicação, inclusive internas, onde todos podem compartilhar informações”, reiterou o CEO, destacando que esta é uma maneira muito dinâmica para os negócios.
Segundo ele, na ‘era da verdade pós-circulada’ com notícias e informações falsas, a profissão do auditor é salvaguarda para que as informações sejam apresentadas de forma correta. “Isso é cada vez mais necessário e não apenas em nossa área de especialização tradicional (demonstrações contábeis). Nós, da Baker Tilly, temos experiência profissional, portanto, se o cliente apresentar uma questão a ser resolvida, podemos usar esse conhecimento e experiência para ajudá-lo. Por isso, eu acredito que esta é uma profissão fantástica”.
Metodologia de trabalho
Tanto o Brasil quanto nos demais países, a Baker Tilly preza por “grandes relacionamentos, ótimas conversas e futuros grandiosos”, tendo como marca a garantia de qualidade, a relação de confiança com o mercado financeiro e, fundamentalmente, a expertise e referência em auditoria, consultoria de gestão, consultoria tributária, terceirização e gestão de riscos para todo tipo de empresa, desde os pequenos grupos familiares até conglomerados nacionais e internacionais.
“O Rio Grande do Sul é um estado diferenciado, existe engajamento e representatividade interna. O que ouvimos de um dos nossos clientes locais é fruto de um trabalho de sinergia com os escritórios, que nos dá a certeza de que, independentemente de onde estivermos, o trabalho da Baker Tilly no Brasil sempre será reconhecido pela qualidade e entusiasmo de seus profissionais”, destaca o sócio líder da Baker Tilly no Brasil, Alexandre Labetta.
Representatividade no Sul do país

Ted Verkade no Sul
No estado gaúcho, a empresa possui cerca de 40 colaboradores, entre sócios e funcionários, e destaca-se no cenário nacional pelos importantes avanços atingidos no período de quase cinco anos de trabalho no local. “Nesta base sólida que criamos, há uma expectativa de que 2020 seja um ano de crescimento saudável. Globalmente, a nossa posição é entre os dez primeiros no setor de auditoria e consultoria. A propósito, em Porto Alegre, também estamos entre as maiores empresas de auditoria, sendo o nosso maior desafio ocupar novas posições”, adiantou Ted. Na visão do CEO, a empresa não quer apenas ser uma alternativa. O objetivo é também criar uma rede para clientes do mercado e uma das vantagens da Baker Tilly são os relacionamentos pessoais.
“Essa é uma rede de pessoas que se conhecem, que gostam de trabalhar juntas, nas empresas, no país, na região, no mundo com um único objetivo. Isso significa que podemos atender clientes internacionais como se fôssemos uma equipe virtual global e a experiência do cliente será a mesma em todos os lugares. E esta é uma característica importante da nossa rede”, ressaltou Verkade. Para o sócio líder da unidade de Porto Alegre, Sérgio Laurimar Fioravanti, “é um orgulho e alegria imensos receber líderes da Baker Tilly do Brasil e do mundo aqui em nossa casa. Trabalhamos diariamente os valores praticados pela empresa, agimos da mesma forma ao tratar de todos os negócios, e a presença de Ted Verkade aqui em Porto Alegre nos motiva e, nos faz ter a certeza de que caminhamos no rumo certo”.
A Baker Tilly está presente em 147 países, possui 746 escritórios no mundo e mais de 36 mil colaboradores, que diariamente buscam unidade e engajamento para que a empresa se mantenha entre as 10 maiores empresas de contabilidade e consultoria empresarial do mundo.
Além de Ted Verkade, Alexandre Labetta e Sérgio Laurimar Fioravanti, participaram do encontro o diretor regional da América Latina, Donny Donosso-Leal, e os sócios do escritório de Porto Alegre, Ronei Xavier Janovik, Marcelo Edgar de Vargas Gais e Paulo Ricardo Alaniz.
Texto: Jornalista Daiane Roldão – MTB 13.960