7 Dicas Para Melhorar A Performance Da Sua Equipe

7 dicas para melhorar a performance da sua equipe

A performance e produtividade dos colaboradores de uma empresa está diretamente ligada a ações e estratégias que visam identificar as necessidades dos membros das equipes. 7 dicas para melhorar a performance da sua equipe

Segundo Joseane Freitas, Idealizadora e Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Perfix Consultoria Organizacional, “é de extrema importância estabelecer relações com os colaboradores, a fim de criar condições que aumentem a eficiência e o comprometimento de todos”.

Por isso, é imprescindível para as empresas estipular ações que visam o desenvolvimento humano, para tanto, Joseane Freitas ressalta algumas dicas primordiais para o aumento do engajamento, sinergia e produtividade.

  1. Clima Organizacional: É importante ter o entendimento total dos fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores, para que assim sejam desenvolvidas ações e programas que estejam de acordo tanto com as necessidades dos profissionais, como com as estratégias da organização.
  1. Escuta ativa: Esteja sempre disponível a ouvir o que os colaboradores têm a dizer, pois se eles vão até você, a intenção é de contribuir positivamente com a empresa.
  1. Feedbacks: Dar feedbacks sobre os trabalhos realizados é imprescindível, pois eles têm por objetivo desenvolver e melhorar comportamentos e resultados. É importante apoiar e reconhecer o esforço dos colaboradores mesmo que o resultado não tenha sido o desejado naquele momento, assim como é essencial reconhecer as atitudes, os aprendizados e conquistas, além de apontar os pontos de melhoria desejados.
  1. Defina metas claras: É fundamental que toda a equipe esteja ciente das metas estipuladas, e qual a função que cada membro exerce em busca dos objetivos.
  1. Remuneração e incentivos: A utilização de remuneração estratégica ou outras formas que reconheçam o esforço dos colaboradores por meio de incentivos são importantes para aumentar a motivação e produtividade.
  1. Plano de Carreira: Outra forma de promover o reconhecimento dos funcionários é a implementação de um plano de carreira bem estruturado, pois ele estimula os colaboradores a apresentar contribuições significativas para a organização permanentemente.
  1. Mapeamento dos Processos: Outro item importante para aumentar a performance da equipe é o mapeamento de processos. A desorganização e falta de uma estrutura adequada pode comprometer significativamente o negócio.

Por fim, Joseane Freitas, ressalta que é preciso estar sempre em busca de estratégias que possam contribuir tanto para o bem estar dos colaboradores como para a produtividade e melhoria dos negócios, sempre alinhando as ações com a cultura organizacional da empresa.

Fonte: Profissional & Negócios 

×Close search
Buscar