Os 4 Princípios Fundamentais Da Governança Corporativa

Os 4 princípios fundamentais da Governança Corporativa

Os 4 princípios básicos de Governança Corporativa permeiam, em maior ou menor grau, as práticas que com sua adoção resultam em um clima de confiança tanto internamente como nas relações com terceiros.

#01 – Transparência

Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

#02 – Equidade

Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

#03 – Prestação de Contas (accountability)

Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.

#04 – Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazo.

O trabalho da Baker Tilly é feito no sentido de implantar e zelar pela governança. Ao longo desses últimos anos, a empresa se tornou referência em auditoria, consultoria de gestão, consultoria tributária e outsourcing para todo tipo de empresa, desde os pequenos grupos familiares até conglomerados nacionais e internacionais.

Os profissionais adotam metodologias de trabalho usadas com muito sucesso internacionalmente e totalmente adaptadas ao Brasil e atuam com total integridade, confidencialidade e ética.

Para garantir a competência técnica, toda a equipe participa de programas de educação continuada que a capacita a analisar os problemas e preocupações dos clientes para propor a eles as melhores soluções.

Com informações do site Treasy: www.treasy.com.br 

×Close search
Buscar